Quando o cliente não possui cartão de crédito, você fica sem vender? Saiba que existem várias estratégias que você pode adotar para negociar com o cliente, mesmo que ele tenha estourado o limite ou não tem cartão de crédito. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a ser uma pessoa mais persuasiva e negociadora para nunca mais perder vendas.
A pessoa que não tem cartão de crédito ou limite disponível, também tem condições de ser seu aluno. Porque quando se é feita uma boa oferta, o formato de compra nunca será um empecilho para quem realmente quer evoluir seguindo o conteúdo pago.
Nesse caso, é importante que você tenha já tenha estabelecido outras alternativas de pagamento para que o cliente possa concluir a compra de outra forma. Olha o quanto é simples:
Quando o cliente não possui cartão de crédito
Geralmente o cliente te responde via WhatsApp, por ligação ou até pessoalmente, que não tem cartão de crédito e você poderá usar essa estratégia para todas as situações e fazer vendas.

Para o cliente que não possui cartão de crédito para fazer uma compra, você pode sugerir algumas alternativas, como:
- Pagamento à vista com desconto (via PIX ou transferência bancária): Se o cliente tiver uma conta bancária, ele pode fazer o PIX ou transferir o valor da compra diretamente para sua conta bancária. Certifique-se de fornecer as informações necessárias, como o PIX ou para transferência o número da conta e o código do banco.
- Pagamento à vista com desconto (via boleto bancário): Você pode gerar um boleto bancário para o cliente, que ele poderá pagar em uma agência bancária ou via internet banking. Colete todas as informações necessárias para gerar o boleto. Dessa forma, gosto muito de utilizar o site Asaas.com para essa função.
- Pagamento à vista (via cartão de débito): Se o cliente não tem um cartão de crédito, ele pode ter um cartão de débito. Ofereça essa opção de pagamento.
- Pagamento via PIX + cartão de crédito com pouco limite: Você pode sugerir ao cliente fazer o PIX de uma parte do treinamento e o restante no cartão em até 10x, caso o problema seja o limite. Verifique se é possível realizar essa opção.
Lembre-se de sempre fornecer todas as opções de pagamento disponíveis para que o cliente possa escolher o que melhor se adequa à sua situação. Também é importante deixar claro que todas as transações são seguras e que o cliente pode confiar em seu site.
O Cliente sempre precisa ver vantagens no pagamento à vista, compartilhe essa vantagem que pode ser um desconto.
Técnica UTI – A última tentativa de venda
Quando o cliente insiste não ter cartão de crédito para comprar, você ainda poderá lembrá-lo dessa possibilidade para aproveitar a oportunidade. Mande a mensagem ao cliente ou diga a seguinte Técnica UTI:
”Infelizmente não podemos aceitar pagamentos parcelados que não seja por meio de cartão. Mas deixa eu te dar uma sugestão. Muitos de nossos clientes encontraram alternativas diferentes para o pagamento. também não tinham cartão de crédito e conseguiram se matricular. Eles me disseram que optaram por utilizar o cartão de crédito de um amigo ou familiar. O valor da parcela é relativamente baixo, o que pode tornar o pagamento mais fácil mês a mês.
Você consegue fazer isso também? Caso você não tenha limite suficiente, você pode pagar uma parte no boleto e a diferença parcelar no cartão? Como você prefere, Fulana?”
Agora é só aplicar. Bons negócios!